O projeto mySaúde Açores, que já tem perto de 17 mil registos, integrou, na semana passada, o ciclo de conferências Connectathon, que decorreu em Viena, Áustria, e foi reconhecido pelo seu caráter inovador, informou hoje a Secretaria Regional da Saúde.
O reconhecimento “reforça o papel da Região Autónoma dos Açores como pioneira em arranjar soluções inovadoras na área da saúde” e ser “capaz de ultrapassar as barreiras do isolamento geográfico, tendo o utente e o seu bem-estar como principal foco”, sustenta a secretária regional da tutela, Mónica Seidi, citada em nota de imprensa.
O projeto, que surge no âmbito do Hospital Digital, é financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e tem a Siemens Healthineers como parceiro. Desde o seu lançamento, em 28 de janeiro de 2025, o mySaúde Açores permite o acesso dos açorianos aos serviços de saúde, através da aplicação ou do uso do portal ‘web’.
Entre as funcionalidades mais utilizadas destacam-se os pedidos de marcação de consulta, acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, e a possibilidade de realizar teleconsultas, que tem beneficiado especialmente os utentes com dificuldades de deslocação.