Autor: PM
PUB

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, marcou presença, este sábado, na cerimónia de homenagem aos antigos Presidentes da Junta de Freguesia das Feteiras — João Barbosa, João Carlos Silva e José Carlos Cabral —, enaltecendo o “trabalho desenvolvido em prol da população e do desenvolvimento da freguesia” ao longo dos anos.

Na sessão solene que decorreu na Casa do Povo das Feteiras, integrada nas comemorações do Dia da Freguesia, o autarca expressou a sua “gratidão por tudo o que fizeram com dedicação e amor à sua terra”, reforçando que “tal como eles, hoje, as e os Presidentes de Junta de Freguesia são pilares da missão de quem está ao serviço do outro. Ao serviço de Ponta Delgada”.

Pedro Nascimento Cabral sublinhou o papel central das autarquias de freguesia na proximidade com os cidadãos, referindo que os seus Presidentes são “fiéis e principais porta-vozes das realidades das suas gentes e dos seus territórios”, assumindo responsabilidades fundamentais na coesão social e territorial.

PUB

“Ser-se Presidente de Junta significa dar tudo, por muito pouco em troca; significa dar tempo e horas que jamais serão reconquistadas, e, muitas vezes, empenhar a própria saúde ao serviço da freguesia. Fazer parte do Poder Local é, portanto, dar o corpo às balas, mesmo diante de alguma ingratidão”, afirmou o edil.

Na ocasião, Pedro Nascimento Cabral enalteceu ainda a relação de “grande proximidade e cooperação institucional” com a atual Presidente da Junta das Feteiras, Zélia Silva, apontando como exemplo o trabalho conjunto desenvolvido aquando das inundações de 2021. “Foi, de facto, importante a solidariedade e seriedade que colocámos em cima da mesa nas nossas ações, sem olhar a diferenças partidárias, que estão abaixo de todos os interesses das populações”, destacou.

Investimento de 10 milhões nas Juntas e mais de 43 milhões no concelho

O Presidente da Câmara Municipal reafirmou a confiança na “boa gestão” das 24 Juntas de Freguesia de Ponta Delgada, frisando que essa postura tem reflexo direto no reforço dos apoios financeiros. Até ao final do atual mandato, a autarquia prevê transferir um total de 10 milhões de euros para as Juntas, o que representa um aumento de 60% face aos valores anteriormente atribuídos através dos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências.

No âmbito global, o município já concretizou investimentos na ordem dos 43,3 milhões de euros em todo o concelho, abrangendo áreas como habitação, rede viária, escolas e modernização de infraestruturas públicas.

Na freguesia das Feteiras, a Câmara Municipal, em parceria com os SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, concretizou intervenções no valor de meio milhão de euros. Entre as obras destacam-se a construção da passagem hidráulica na Rua do Cemitério (106 mil euros) e a reabilitação da Escola Padre José Gomes Pereira (212 mil euros), esta última para reparação dos danos provocados pelas intempéries de 2021.

Atualmente está em curso a empreitada de ligação da rede de distribuição de água entre a Rua da Giesta e a Canada da Cruz de Cima, num investimento de 56 mil euros.

A cerimónia contou ainda com intervenções da Presidente da Junta de Freguesia das Feteiras, Zélia Silva, da Presidente da Assembleia de Freguesia, Marina Frizado, e do Diretor Regional da Cooperação com o Poder Local, Octávio Lopes.

 

PUB