O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou esta semana, em Lisboa, na cerimónia de abertura das comemorações dos 40 anos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que integrou a conferência internacional “Breathing with the Ocean”, dedicada à proteção e valorização dos oceanos.
O evento reuniu especialistas e líderes internacionais da área das políticas oceânicas, entre os quais Tiago Pitta e Cunha, Administrador Executivo da Fundação Oceano Azul, Peter Heffernan, antigo CEO do Marine Institute da Irlanda e atual Ocean Ambassador, e Mark J. Spalding, Presidente da Ocean Foundation.
À margem da cerimónia, José Manuel Bolieiro sublinhou o papel determinante da FLAD na promoção dos Açores no contexto internacional e no fortalecimento das relações entre Portugal e os Estados Unidos. “A FLAD tem sido um parceiro fundamental dos Açores, promovendo relações transatlânticas, impulsionando a cooperação científica e académica, e valorizando o nosso potencial cultural e económico. É uma ponte sólida entre os Açores, Portugal e os Estados Unidos”, afirmou o líder do executivo açoriano.
Bolieiro destacou ainda a centralidade do mar na estratégia de desenvolvimento da Região, recordando que os Açores representam 56% da zona económica exclusiva (ZEE) portuguesa. “O mar português, onde os Açores representam mais de metade da ZEE, torna-nos maiores do que o nosso território”, declarou, reforçando que o arquipélago é “uma referência internacional na proteção dos oceanos e parte ativa no desenvolvimento sustentável desta dimensão estratégica”.
A sessão comemorativa contou também com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da FLAD, Nuno Morais Sarmento, reforçando o simbolismo da data e o papel de relevo da fundação na promoção do conhecimento, da inovação e das relações luso-americanas.