Está em curso, até sábado, dia 24 de maio, o processo eleitoral para a escolha dos novos membros do Conselho da Diáspora Açoriana, que irão representar as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo no mandato de 2025-2029. A votação decorre exclusivamente online, através da plataforma “Açorianos no Mundo” (https://acorianosnomundo.azores.gov.pt/), numa iniciativa promovida pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades.

Serão eleitos 19 Conselheiros, oriundos de regiões com significativa presença açoriana: Bermuda (1), Estados Unidos da América (5), Canadá (5), Brasil (5), Uruguai (1), Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira (1) e Resto do Mundo (1). O mandato terá a duração de quatro anos.

Candidatos por região

Entre os candidatos estão representantes da diáspora açoriana em diversas geografias. Pela Bermuda, concorre Richard George da Silva Ambrósio. No Brasil, destacam-se nomes como Hugo Desio Ormonde Rocha (Rio de Janeiro), Alexsander Borges Ribeiro (Rio Grande do Sul), Lucas Vinicius de Oliveira (Santa Catarina) e Luís Carlos Medeiros (São Paulo), entre outros.

No Canadá, estão a votos Esmeralda de Jesus Correia Cabral (British Columbia), Paulo Jorge de Melo Pimentel Cabral (Manitoba), Matthew Jay Fidalgo Correia e Suzanne Maria Cunha (Ontário), e Carlos Eduardo Boiteux de Almeida (restantes províncias).

Nos Estados Unidos da América, Zeto Nuno Melo Carvalho (Califórnia), Danny Romão de Melo (Massachusetts) e David Rebelo Pimentel (restantes estados) são alguns dos nomes em destaque.

No Uruguai, concorre Sofía Lilí Quintana Ruiz, enquanto para Portugal Continental e Madeira estão em votação Rui Manuel de Medeiros Melo Silva e Fernando Melo de Souza. Para o Resto do Mundo, apresenta-se Tiago Augusto Garcia Domingues.

Votação digital acessível e segura

A plataforma “Açorianos no Mundo” permite a inscrição, candidatura e votação de todos os açorianos residentes fora do arquipélago. A votação é digital, segura, e pode ser feita a partir de qualquer parte do mundo, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez.

Podem votar todos os eleitores com registo validado até 18 de maio. A fase de candidaturas decorreu entre 1 e 10 de abril, tendo a campanha eleitoral arrancado a 15 de abril, após a validação das listas eleitorais e dos candidatos.

Após o encerramento da votação, os resultados serão apurados e validados pela Comissão Eleitoral e homologados pelo Governo Regional. Em caso de empate, será realizada uma segunda volta entre os dias 28 e 30 de maio.

Um elo entre os Açores e o mundo

Criado em 2019, o Conselho da Diáspora Açoriana tem como missão reforçar os laços entre o arquipélago e os açorianos espalhados pelo mundo, promovendo a sua participação ativa no desenvolvimento regional, através da partilha de ideias, propostas e pareceres.

PUB