As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres começam na sexta-feira, em Ponta Delgada, nos Açores, tendo como um dos pontos altos a procissão que, no próximo domingo, percorre as ruas da cidade, cortejo que se realiza desde 1700.
Estas festas fazem confluir anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo à ilha de São Miguel, sendo consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país, depois das peregrinações ao Santuário de Fátima.
Este ano, as festividades, que decorrem até 29 de maio, em São Miguel, vão ter como novidade a realização da Via Lucis, um musical protagonizado por jovens e destinado ao público juvenil, no pátio do Forte de São Brás, com entrada livre.
A encenação será dirigida por Ana Paula Andrade, professora do Conservatório de Ponta Delgada, e baseia-se num texto do sacerdote e escritor José Júlio Rocha. O espetáculo contará com a participação de cerca de 80 pessoas.
A Via Lucis, também conhecida como o Caminho da Luz, é uma devoção católica que celebra a ressurreição de Jesus, em contraponto à Via Crucis, que recorda a sua paixão e morte.
Encerrado no coro baixo do Convento ao longo de todo o ano, o Santo Cristo – um busto do “Ecce Hommo” oferecido às freiras clarissas pelo papa Paulo III – sai à rua apenas no quinto fim de semana a seguir à Páscoa.
De acordo com o programa das festas, divulgado pelo Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, sexta-feira, pelas 11:00 locais (12:00 em Lisboa), tem lugar a missa destinada aos doentes na Igreja de São José.
À noite, pelas 21:00, é inaugurada a iluminação decorativa do Campo de São Francisco e da fachada do Santuário do Santo Cristo dos Milagres e abre o bazar, junto ao templo.
Já na manhã de sábado, centenas de peregrinos percorrem, de joelhos, o empedrado do Campo de São Francisco como forma de pagamento de promessas ao Santo Cristo, enquanto se realizam duas missas no Santuário, uma das quais dos Romeiros, e uma no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
À tarde, a partir das 16:30, a procissão da Mudança da Imagem do Santo Cristo, em redor do Campo de São Francisco, constitui um dos principais momentos das festas, num cortejo onde participam anualmente milhares de devotos, alguns descalços, carregando molhos de círios às costas, no pagamento de promessas.
Após a procissão da Mudança, o arcebispo de Boston (EUA), Richard Henning, que este ano preside às festas, profere um sermão, a que se segue a mudança da Imagem para a Igreja de São José, localizada também no Campo de São Francisco, onde permanecerá até à manhã de domingo.
No domingo, será celebrada uma missa em inglês na Igreja de São José, pelas 08:00.
Logo após a missa, e ainda no domingo, a imagem sai pelas 09:15 da Igreja de São José para o adro do Santuário, onde ficará para a celebração eucarística (09:30).
Após a celebração no adro do Santuário, a imagem do Santo Cristo é recolhida ao Convento para ser preparada para a procissão de domingo, que começa pelas 15:30 e percorrerá durante cerca de quatro horas as principais artérias atapetadas de flores da maior cidade açoriana, um cortejo realizado por iniciativa de uma freira clarissa, madre Teresa d’Anunciada.
Na segunda-feira, feriado municipal, será realizada pelas 11:00 uma celebração eucarística pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores.
Às 14:30, haverá arrematação (licitação pública de ofertas e pequenos animais domésticos) e abertura do bazar a partir das 15:00.
Na quinta-feira (dia 29), pelas 17:00 reabre o bazar e, uma hora depois, encerram as festas religiosas do Santo Cristo dos Milagres, com uma solene concelebração, em honra da madre Teresa d’ Anunciada.
Pelas 20:30 locais, o Forte de São Brás recebe o musical Via Lucis da Esperança.
O Governo Regional dos Açores vai conceder duas tolerâncias de ponto por ocasião das festas do Santo Cristo, a trabalhadores da administração pública regional cujos serviços se encontrem sediados na ilha de São Miguel.
Foi concedida tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública dos serviços sediados na ilha no dia 26 de maio (segunda-feira), feriado municipal em Ponta Delgada.
É também dada tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública regional dos serviços instalados no concelho de Ponta Delgada no dia 29 (quinta-feira).
Durante as festas decorre a Expo Açores Artesanato, promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), mostra que vai estar patente entre os dias 23 e 29 de maio, com 54 artesãos de diferentes ilhas, entre os quais 21 Unidades Produtivas Artesanais com produtos certificados pela marca coletiva “Artesanato dos Açores”, informou o Governo açoriano.
A Expo Açores Artesanato Santo Cristo 2025 vai estar integrada na Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores (FICSA), promovida pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e que decorre na Alameda Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar.