O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, anunciou, no passado dia 16 de maio, o lançamento de um concurso público para a aquisição de 19 viaturas de Auto Comando Tático, num investimento superior a 800 mil euros. O anúncio foi feito durante as comemorações do 113.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, numa cerimónia que evidenciou o espírito de missão dos bombeiros da ilha.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), visa uniformizar os meios de comando disponíveis em todo o arquipélago. Das 19 viaturas a adquirir, duas ficarão afetas ao próprio SRPCBA, enquanto as restantes serão distribuídas pelos 17 corpos de bombeiros dos Açores.

Segundo Alonso Miguel, esta nova frota representa “um salto qualitativo e quantitativo ao nível do comando de operações de socorro na Região”, dotando os bombeiros açorianos de “equipamento e condições melhoradas para o procedimento de comando e controlo em qualquer tipo de operação de socorro”.

As novas viaturas estarão equipadas com material específico para a instalação de postos de comando iniciais, permitindo uma resposta mais eficaz e coordenada em situações de emergência.

O titular da pasta da Proteção Civil destacou ainda os investimentos já realizados para modernização da frota, incluindo a adjudicação de cerca de 4,3 milhões de euros para a aquisição de nove viaturas vermelhas pesadas e nove ambulâncias de socorro. Foram também adquiridos equipamentos de proteção individual num valor superior a meio milhão de euros.

Alonso Miguel assegurou que o Governo dos Açores continuará a investir na capacitação do Sistema Regional de Proteção Civil e na valorização da atividade de bombeiro, lembrando medidas já concretizadas, como o novo Modelo de Financiamento das Associações Humanitárias, a aprovação do Estatuto Social do Bombeiro Voluntário e a valorização salarial superior a 100 euros mensais, resultante da nova Portaria para as Condições de Trabalho.

A cerimónia no Faial contou ainda com a presença do presidente do SRPCBA, Rui Andrade, e foi marcada por diversas homenagens ao esforço e dedicação dos bombeiros locais ao longo das últimas décadas.

PUB