A edição de 2025 do Vodafone Rally de Portugal arrancou com grande intensidade competitiva e incerteza até ao final da primeira etapa. Após 11 classificativas e cerca de 150 quilómetros cronometrados, os dois primeiros classificados estão separados por escassos sete segundos e o top 5 por menos de 33 segundos, num rali que está a proporcionar espetáculo ao mais alto nível.
Ott Tänak, ao volante do Hyundai i20N Rally1, foi o protagonista do dia ao contrariar o domínio da Toyota no Mundial. Com sete vitórias em troços ao longo da etapa, o piloto estónio assumiu a liderança desde o primeiro quilómetro e segurou os ataques dos rivais até Matosinhos. A sua prestação culminou com a conquista do 400.º tempo mais rápido da sua carreira no WRC. “Foi uma etapa exigente, especialmente nas segundas passagens. Nem sempre consegui encontrar o ritmo ideal, mas as duas últimas especiais correram bem”, referiu Tänak.
Na perseguição, Sébastien Ogier (Toyota) terminou a apenas sete segundos do líder. O francês, que venceu dois troços, optou por poupar pneus macios para a etapa de sábado, estratégia que poderá revelar-se decisiva: “Hoje foi uma etapa difícil. Guardei os pneus para amanhã e espero que tenha sido uma boa decisão.”
Completam o top 5 os Toyota de Takamoto Katsuta e Kalle Rovanperä, seguidos por Thierry Neuville (Hyundai), que perdeu tempo após um pião na manhã. “Foi difícil fazer bons tempos. Os pisos estavam muito escorregadios. Estou feliz por termos recuperado a velocidade no final”, afirmou o belga.
Elfyn Evans, atual líder do campeonato, teve dificuldades por ser o primeiro a abrir a estrada, terminando o dia em sétimo. “Foi frustrante. Esperávamos estar mais bem classificados. Esperemos que amanhã corra melhor”, confessou.
Entre os incidentes do dia, destaque para a desistência de Adrien Fourmaux (Hyundai), que após um início promissor – com vitórias nos troços 4 e 5 – foi forçado a abandonar devido a danos na suspensão após um pião em Arganil.
Pedro Almeida brilha entre os portugueses e vence no CPR
No que diz respeito ao Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), Pedro Almeida conquistou a sua primeira vitória, beneficiando do abandono inesperado de Kris Meeke. O britânico liderava após as 11 classificativas, mas viu a suspensão do seu Toyota ceder na ligação até à Exponor, forçando a desistência. Almeida, em Skoda Fabia RS Rally2, herdou assim o triunfo, com 2,7 segundos de vantagem sobre Armindo Araújo e quase um minuto sobre Pedro Meireles.
Oliver Solberg domina o WRC2
Na categoria WRC2, Oliver Solberg (Toyota GR Yaris Rally2) demonstrou domínio absoluto, fechando o dia com 53,5 segundos de vantagem sobre Gus Greensmith (Skoda). Yohan Rossel (Citroën) caiu para terceiro após sofrer um furo na última classificativa.
Classificação geral após a 1.ª etapa:
1.º Ott Tänak / Martin Järveoja (Hyundai i20N Rally1), 1h41m26,2s
2.º Sébastien Ogier / Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), +7,0s
3.º Takamoto Katsuta / Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), +27,1s
4.º Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), +28,3s
5.º Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1), +32,7s
6.º Sami Pajari / Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), +1m01,4s
7.º Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), +1m09,0s
8.º Grégoire Munster / Louis Louka (Ford Puma Rally1), +1m50,2s
9.º Joshua McErlean / Eoin Treacy (Ford Puma Rally1), +1m54,3s
10.º Oliver Solberg / Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2), +3m38,2s (1.º Rally2)
29.º Pedro Almeida / António Costa (Skoda Fabia RS Rally2), +9m11,2s (1.º português / 1.º CPR)
Programa da 2.ª etapa – Sábado, 17 de maio:
-
SS12 – Vieira do Minho 1 (17,69 km) – 07h35
-
SS13 – Cabeceiras de Basto 1 (19,91 km) – 08h35
-
SS14 – Amarante 1 (22,10 km) – 10h25
-
SS15 – Vieira do Minho 2 (17,69 km) – 15h05
-
SS16 – Cabeceiras de Basto 2 (19,91 km) – 16h05
-
SS17 – Amarante 2 (22,10 km) – 17h55
-
SS18 – Lousada (3,36 km) – 19h05
A prova prossegue domingo com a derradeira etapa, incluindo a emblemática Power Stage em Fafe.