O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, defendeu a construção de uma verdadeira cultura de proteção civil que envolva todos e não apenas os serviços de emergência.

Luís Garcia, que intervinha na sessão solene comemorativa do 113.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, referiu que “a pedagogia para a autoproteção é hoje mais essencial do que nunca”.

O responsável político destacou a importância de uma resposta articulada e consciente, em que “cada cidadão deve ser parte ativa na prevenção, na resposta e na construção da resiliência coletiva”.

Para o líder do parlamento dos Açores, citado em nota de imprensa divulgada hoje, “a construção de uma verdadeira cultura de proteção civil não pode ser responsabilidade exclusiva das escolas ou dos serviços de emergência”, devendo “envolver autarquias, governo, organizações da sociedade civil, meios de comunicação social” e cidadãos.

Luís Garcia considerou que o apagão que afetou Portugal e Espanha mostrou “o quanto pouco preparados se está, individual e coletivamente”.

De acordo com o presidente do parlamento regional, face à realidade geográfica e geológica dos Açores, onde a atividade sísmica é frequente, impõe-se “uma articulação constante entre poderes e competências” para garantir uma resposta eficaz e coordenada”.

 

PUB