O candidato do PS/Açores às eleições legislativas de 18 de maio, Rui Pimentel, denunciou esta quarta-feira o incumprimento por parte do Governo da República relativamente à prometida reabilitação da esquadra da PSP na ilha do Corvo, dois anos após a aquisição do edifício destinada a esse fim.
Segundo Rui Pimentel, foi o Partido Socialista que garantiu, através dos seus deputados, a aquisição da infraestrutura, criando as condições para a instalação de uma presença policial permanente na ilha. No entanto, “dois anos depois, e apesar dos compromissos assumidos pelo Governo da República, o edifício permanece por reabilitar, o que está a dificultar seriamente a fixação dos profissionais das forças de segurança e a garantir os meios necessários para que possam desempenhar a sua missão com dignidade”.
O candidato socialista salientou que esta situação constitui não só uma falha com os agentes destacados na ilha, mas também uma quebra de compromisso com a população do Corvo, que continua sem uma esquadra funcional e com condições adequadas.
“É inaceitável que uma promessa tão importante para a segurança e coesão da ilha mais pequena dos Açores tenha sido ignorada durante tanto tempo. O Governo da República esqueceu o Corvo”, criticou.
Rui Pimentel reafirmou ainda o compromisso do PS/Açores com a justiça territorial e a igualdade de acesso aos serviços públicos em todas as ilhas do arquipélago, exigindo que o Governo da República “assuma, com responsabilidade e urgência, as obrigações que tem para com a ilha do Corvo e os seus habitantes”.