A edição de 2025 do Vodafone Rally de Portugal arranca esta quinta-feira, 15 de maio, com a cerimónia oficial de partida em Coimbra e uma superespecial noturna na Figueira da Foz. Será um início em clima de festa para uma das provas mais emblemáticas do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), que este ano reúne os últimos quatro campeões mundiais e conta com a melhor lista de inscritos da temporada, segundo o Automóvel Club de Portugal (ACP), organizador da prova.
Estão inscritos 12 carros da categoria Rally1, prometendo uma batalha intensa ao longo dos 344,5 km cronometrados repartidos por 24 provas especiais de classificação, ao longo de três dias de competição. A rapidez, consistência e a estratégia serão determinantes para os pilotos que ambicionam vencer em solo português.
Ott Tänak, campeão do mundo em 2019 e um dos principais candidatos ao triunfo, destaca: “O Rali de Portugal é um grande evento em muitos aspetos. Tem excelentes estradas, muita história e o ambiente que se vive é fantástico. É tudo o que se pode pedir num rali”.
Toyota quer manter domínio, Hyundai e Ford apostam forte
A Toyota, vencedora das quatro primeiras provas do ano com três pilotos diferentes, apresenta um line-up de luxo com Elfyn Evans (atual líder do campeonato), Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Apenas os três primeiros pontuam para o campeonato de construtores. A estreia do jovem finlandês Sami Pajari, campeão do WRC2 em 2023, ao volante de um GR Yaris da Toyota Gazoo Racing WRT2, é outro dos destaques da equipa japonesa.
Sébastien Ogier, que venceu o Rally de Portugal pela sexta vez em 2024, pretende repetir o feito: “É um rali com uma atmosfera única e muitos adeptos. Seria incrível vencer novamente em 2025.”
Já a Hyundai aposta forte para travar a supremacia da Toyota, com Thierry Neuville, atual campeão do mundo, Ott Tänak e Adrien Fourmaux aos comandos dos Hyundai i20 N Rally1. “Precisamos de ser mais fortes do que os Toyota. O Elfyn tem uma grande vantagem no campeonato e temos de a reduzir”, afirmou Neuville.
A M-Sport Ford reforça a sua presença nesta ronda com quatro Ford Puma Rally1. Aos habituais Grégoire Munster e Josh McErlean juntam-se o letão Martiņš Sesks e o português Diogo Salvi, que se estreia na categoria principal aos 55 anos. “É um presente que dou a mim próprio”, disse o empresário português da área das tecnologias da informação.
WRC2 com nomes sonantes e CPR com os melhores portugueses
A categoria WRC2 está mais competitiva do que nunca, com 55 inscritos. Pilotos como Oliver Solberg, Gus Greensmith, Kajetan Kajetanowicz, Nikolay Gryazin, Jan Solans e os irmãos Yohan e Léo Rossel prometem uma luta intensa pelas vitórias nas classificativas.
Destaque ainda para as presenças de Kris Meeke e Dani Sordo, agora ao volante de carros Rally2 no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), onde se integram os principais pilotos nacionais: Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, José Pedro Fontes, Pedro Meireles, Pedro Almeida e Gonçalo Henriques. Para além de pontuarem para o CPR, terão a oportunidade de medir forças com a elite mundial do WRC.
O Vodafone Rally de Portugal integra ainda os campeonatos WRC3 e FIA Junior WRC. A primeira etapa, esta sexta-feira, 16 de maio, pontua também para o CPR.
Programa da prova
A prova tem início oficial na quinta-feira, dia 15, com a SS1 na Figueira da Foz (2,94 km), pelas 19h05. Seguem-se as etapas de sexta-feira com passagens duplas por Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, bem como as especiais de Águeda e Sever do Vouga. No sábado, o rali ruma ao norte com classificativas em Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante e a tradicional superespecial de Lousada. No domingo, a prova termina com os emblemáticos troços de Paredes, Felgueiras e Fafe, palco da Power Stage final às 13h15.
Declarações dos principais pilotos
Elfyn Evans (Toyota): “Se o tempo estiver seco vai ser desafiante largar em primeiro. A preparação não foi ideal, mas estou confiante.”
Kalle Rovanperä (Toyota): “Gosto dos troços em Portugal. Trabalhámos bastante nos testes e espero encontrar um bom ritmo para ser competitivo.”
Sébastien Ogier (Toyota): “Sempre adorei Portugal. Espero continuar o bom início de temporada, apesar das mudanças no carro e pneus.”
Thierry Neuville (Hyundai): “É crucial gerir a posição na estrada e as temperaturas, especialmente em Amarante. Vamos tentar recuperar pontos.”
Ott Tänak (Hyundai): “Precisamos de tirar o máximo partido dos novos pneus. O nosso objetivo é voltar a lutar pela vitória.”
Adrien Fourmaux (Hyundai): “É um grande desafio. A gestão dos pneus é crítica. Temos de terminar com o domínio da Toyota.”
Grégoire Munster (Ford): “Portugal tem classificativas muito distintas. Tivemos boas sensações nos testes e queremos um bom resultado.”
O Vodafone Rally de Portugal 2025 promete três dias de pura emoção, com milhares de adeptos nas serras a assistir a um dos ralis mais apaixonantes do calendário mundial.