O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, enalteceu o “trabalho humanista e inspirador” desenvolvido pelo Padre Fernando Cabral Teixeira ao longo de quase duas décadas à frente da Casa do Gaiato de São Miguel, destacando a sua dedicação ao serviço dos mais vulneráveis.

A declaração foi feita durante a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Fundação Obra do Padre Américo – Casa do Gaiato de São Miguel, que decorreu no Auditório do Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada. A nova direção passa a ser liderada pelo Padre Norberto Brum, nomeado pelo Bispo de Angra, Dom Armando Esteves Domingues.

“Esta instituição é, hoje, uma referência graças ao trabalho e devoção do Padre Fernando Cabral Teixeira, que deixou uma marca indelével de dedicação e amor ao próximo. Aos novos órgãos sociais desejo os maiores sucessos nesta missão tão nobre e necessária”, afirmou Pedro Nascimento Cabral, que participou também numa homenagem-surpresa ao sacerdote na sede da instituição, anteriormente conhecida como ‘Casa das Laranjeiras’, agora rebatizada com o seu nome.

Para o autarca, tratou-se de “uma justa e bonita homenagem que refletiu o carinho e o empenho devotados pelo Padre Fernando Cabral Teixeira à Casa do Gaiato”, uma instituição dedicada a acolher, educar e integrar socialmente crianças e jovens privados de ambiente familiar.

“Que lhe saibamos sempre ser gratos: o Padre Fernando Cabral Teixeira fez desta casa um lar, uma família, para muitos que não a têm. Agradecemos o futuro que ofereceu a tantas crianças que encontraram nos seus braços o amparo de um pai ou de uma mãe”, sublinhou o Presidente da Câmara.

No passado dia 2 de abril, por ocasião do 479.º aniversário da elevação de Ponta Delgada a cidade, o Padre Fernando Cabral Teixeira foi agraciado com a Medalha de Ouro do Município, durante uma cerimónia no Coliseu Micaelense. Esta distinção reconhece cidadãos ou instituições que tenham prestado serviços excecionais ao concelho, contribuindo para o seu desenvolvimento e prestígio.

Natural de São Pedro Nordestinho, no concelho do Nordeste, o Padre Fernando Cabral Teixeira foi ordenado sacerdote em 1962. Depois de uma passagem pela ilha Terceira e de três anos de missão junto de pescadores na ilha do Pico, regressou a São Miguel para combater o analfabetismo. Em 1976, assumiu a paróquia de São Roque, onde se destacou pela ação social e criação de estruturas como a Cáritas, a Pastoral da Saúde e o Banco Alimentar.

Exerceu ainda funções nos Fenais da Luz, no Corvo e na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, tendo assumido, em 2006, a presidência da direção da Casa do Gaiato de São Miguel. Pela sua ação cívica e pastoral, foi igualmente distinguido com a Insígnia Autonómica de Mérito, na categoria de Mérito Cívico, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

 

PUB