A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para um agravamento considerável das condições meteorológicas no arquipélago dos Açores, a partir desta terça-feira, apelando ao cuidado da população e da comunidade marítima.

Em comunicado de imprensa, a Autoridade Marítima refere que a previsão aponta para “um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores”, entre hoje e as 18:00 de quinta-feira.

Prevê-se agitação marítima “caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante norte-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros, com um período médio a variar entre os oito e os 12 segundos”, alerta.

São também esperados “ventos provenientes de norte, com uma intensidade média de até 65 quilómetros por hora e rajadas até 117 quilómetros por hora.

Por isso, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam a comunidade marítima e a população para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

As autoridades aconselham o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

Pedem que sejam evitados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente em molhes de proteção dos portos, arribas ou praias.

Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, porque o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras, alertam ainda as autoridades.

PUB