O FC Porto deixou hoje fugir o Sporting de Braga e ficou matematicamente afastado do título, ao perder (2-0) no campo do Estrela da Amadora, que deu um passo ‘gigante’ rumo à manutenção, na I Liga de futebol.

Na 31.ª jornada, e depois do empate de sexta-feira do Braga no terreno do Famalicão (1-1), os ‘dragões’ tinham uma excelente possibilidade de ultrapassar os minhotos no terceiro posto, que agora dá acesso direto à Liga Europa, mas acabaram por cair com ‘estrondo’ na Reboleira.

Kikas, aos 38 minutos, e o argentino Alan Ruiz, aos 62, na marcação de uma grande penalidade, deixaram os adeptos do Estrela à beira de festejar a continuidade no principal escalão, mas também ‘incendiaram’ ainda mais as ‘brasas’ para os lados do Dragão, depois de uma semana complicada, com alguns processos disciplinares no plantel.

O técnico Martín Anselmi ‘chumbou’ em novo teste para convencer que é o treinador certo para a próxima temporada e o FC Porto continua assim no quarto posto, agora a dois pontos do Sporting de Braga.

Além disso, matematicamente ficou confirmada a impossibilidade de o FC Porto chegar ao título, somando assim três temporadas seguidas ausente do topo do futebol nacional.

Já o Estrela da Amadora chegou aos 29 pontos, no 15.º posto, mais cinco do que o AVS, 16.º e em lugar de play-off, e oito que Farense e Boavista, ficando praticamente garantido que haverá novamente futebol de ‘primeira’ na próxima época na Reboleira.

Nos Açores, o Santa Clara venceu o Arouca por 2-0, e subiu provisoriamente ao quinto lugar, posição que vai dar acesso à última vaga europeia, com Ricardinho a marcar por duas vezes, aos quatro e 37 minutos.

O Santa Clara está agora com 50 pontos, mais dois do que o Vitória de Guimarães, que joga no domingo com o Rio Ave, no D. Afonso Henriques.

Em Barcelos, um golo de Bamba nos descontos, aos 90+2 minutos, permitiu ao Gil Vicente vencer o Farense (1-0), deixando gilistas também a poder praticamente festejar a permanência.

O Gil Vicente chega ao 13.º posto, com 32 pontos, e pode no domingo assegurar que não cai para um lugar de despromoção direta.

A luta pelo título volta a ter novo capítulo no domingo, com o Benfica a receber o aflito AVS (18:00) e o Sporting a visitar o Bessa para defrontar o Boavista (20:30).

Os dois ‘grandes’ de Lisboa estão empatados no topo da I Liga, com 72 pontos.

 

PUB