O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, foi distinguido, na quarta-feira, com a Chave de Ouro do Município de Velas, numa cerimónia que marcou o feriado municipal, em honra de São Jorge, padroeiro do concelho.
A entrega da distinção foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, “como forma de reconhecer a presença, o compromisso e a solidariedade de José Manuel Bolieiro nos momentos difíceis vividos durante a crise sismovulcânica que afetou a ilha de São Jorge em 2022”.
Segundo um comunicado do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), na ocasião, o líder do Governo Regional agradeceu a homenagem e deixou palavras de apreço aos jorgenses, tendo salientado a “resiliência de um povo que enfrentou a incerteza com coragem, união e espírito solidário”.
Bolieiro sublinhou ainda o “papel fundamental” das Forças Armadas e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, cuja atuação conjunta foi “um verdadeiro exemplo de serviço público, proximidade e eficácia”.