O presidente do Governo dos Açores destacou a importância da formação jovem na agricultura, considerando que o curso, que decorreu esta semana, transmite competências e “ajuda a formar identidade e amor pela terra”, foi hoje divulgado.

Organizada pela Cooperativa União Agrícola, no Parque de Leilões, em Santana, no concelho da Ribeira Grande, em São Miguel, a 17.º edição do Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para Concursos, nomeadamente de bovinos Holstein-Frísia, visou incentivar a atividade agropecuária junto dos jovens.

Segundo a Associação Agrícola da Ilha de São Miguel, a formação permite a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, de lavagem, tosquia, alimentação e desfile em pista dos animais, com vista a melhorar os resultados e a apresentação dos bovinos.

No encerramento do curso, o chefe do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) disse que “é emocionante” ver como os jovens se dedicam “com paixão à atividade agrícola”.

“Este curso não só lhes transmite competências, como também ajuda a formar identidade e amor pela terra”, sublinhou o presidente do Governo Regional, citado numa nota de imprensa.

José Manuel Bolieiro destacou ainda o papel fundamental que a Associação Agrícola de São Miguel e a Cooperativa União Agrícola têm vindo a desempenhar na economia regional e na “valorização” do setor primário.

“Estas instituições são verdadeiros pilares da nossa agricultura. O trabalho que realizam é decisivo para o presente, mas sobretudo para o futuro da nossa região”, afirmou José Manuel Bolieiro, no encerramento do curso, onde esteve também o secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, e o presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita.

O curso, que decorreu ao longo de três dias, culminou com a entrega de prémios aos participantes.

 

PUB