O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) prolongou até terça-feira os avisos amarelos para precipitação e agitação marítima em todo o arquipélago.
De acordo com o novo comunicado emitido no domingo à noite, as ilhas do Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) encontram-se sob aviso amarelo para precipitação, por vezes forte, entre as 20:00 de domingo e as 12:00 de hoje, e também em aviso amarelo para agitação marítima entre as 06:00 e as 12:00 desta segunda-feira.
Já as ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) estão sob aviso amarelo apenas para a agitação marítima, desde as 21:00 de domingo e até as 00:00 de terça-feira, dia 08 de abril.
Por fim, as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) encontram-se também sob aviso amarelo, também por causa da agitação marítima, desde as 20:00 de domingo até às 09:00 de terça-feira.
Os Açores têm estado sob a influência de uma depressão que tem provocado precipitação por vezes forte, ventos com rajadas superiores a 70 quilómetros hora e um aumento da agitação marítima em todo o arquipélago, com ondas de sudoeste.
Perante estas condições climatéricas adversas, e tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil açoriana aconselha a que a população feche bem as portas e janelas, corte árvores que apresentem risco de queda, mantenha os sistemas de drenagem limpos, guarde objetos soltos nos jardins e abrigue os animais domésticos.