Direção Regional de Saúde esclarece dados sobre vacinação contra a gripe nos Açores

A Direção Regional de Saúde (DRS) esclareceu, esta terça-feira, que os dados apresentados na última vaga do relatório Vacinómetro® da época 2024/2025 não representam a taxa de cobertura vacinal, mas sim a percentagem de pessoas aleatoriamente inquiridas num período específico.

Segundo a DRS, os números divulgados no quarto relatório não consideram os relatórios anteriores. Como exemplo, a 26 de novembro de 2024, o terceiro relatório indicava que 62,5% da população inquirida nos Açores, com 65 anos ou mais, tinha sido vacinada. No entanto, esse resultado não reflete a taxa de cobertura vacinal real, que é avaliada de forma cumulativa ao longo da campanha.

Na época anterior (2023/2024), a taxa de vacinação entre a população açoriana com 65 anos ou mais foi de 54,68%. Atualmente, para a época em curso (2024/2025), a taxa de cobertura é de 54,83%, valor que poderá ainda aumentar até 31 de março.

A Região Autónoma dos Açores adquiriu 33.595 vacinas contra a gripe para a presente campanha, tendo sido administradas até ao momento 30.642 doses. A DRS destaca que ainda existe margem para novas administrações e que é possível solicitar quantidades adicionais, caso necessário.

A Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe é organizada anualmente com base na situação epidemiológica e nas diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS), definindo os grupos elegíveis, as vacinas a utilizar e os procedimentos técnicos. As vacinas são administradas nas Unidades de Saúde de Ilha, que convocam os utentes de acordo com critérios predefinidos. Paralelamente, os utentes podem agendar a vacinação no Centro de Saúde ou Núcleo de Saúde Familiar da sua área de residência.

A atual campanha também inclui, pela primeira vez, a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório, responsável por surtos epidémicos em crianças com menos de 12 meses. Para este efeito, foram adquiridas 2.435 unidades, tendo sido imunizadas 98% das 888 crianças nascidas nos hospitais açorianos até ao momento. As crianças nascidas antes do início da campanha foram vacinadas nos Cuidados de Saúde Primários.

A Direção Regional de Saúde reforça o apelo à população elegível para que adira à vacinação, protegendo-se a si própria e à comunidade.

PUB