
O Papa Francisco está em estado crítico e com prognóstico reservado, na sequência de uma crise respiratória asmática que obrigou a grandes fluxos de oxigénio, anunciou hoje o Vaticano.
De acordo com informação citada pela agência de notícias Associated Press (AP), o Papa recebeu também transfusões de sangue devido a um problema associado a anemia e encontra-se com mais dores do que na sexta-feira.
“O Santo Padre continua desperto e passou o dia numa cadeira, apesar de ter mais dores do que ontem [sexta-feira]; neste momento o prognóstico é reservado”, lê-se no comunicado que está a ser divulgado pelas agências internacionais de notícias.

Comunicado do Vaticano
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a seguinte atualização médica sobre o Papa Francisco na noite de sábado:
A condição do Santo Padre continua crítica. Portanto, como explicado ontem, o Papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco teve uma crise respiratória semelhante à asma, de intensidade prolongada, que exigiu a administração de oxigênio de alto fluxo.
Os exames de sangue de hoje também revelaram trombocitopenia, associada à anemia, o que exigiu a administração de transfusões de sangue.
O Santo Padre continua alerta e passou o dia numa poltrona, embora esteja mais fatigado do que ontem. No momento, o prognóstico permanece reservado