O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, congratulou a decisão da Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, de reforçar o contingente da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) no concelho.
O autarca destacou o anúncio do reforço de 13 militares da GNR e o replaneamento de agentes da PSP, considerando igualmente relevante a decisão agora divulgada pela Ministra da Administração Interna de aumentar em 25% o efetivo da PSP nos Açores, incluindo Ponta Delgada. “Registamos com apreço as declarações hoje proferidas pela Senhora Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que dá precisamente conta de que vai aumentar em 25% o contingente da Polícia de Segurança Pública nos Açores, incluindo Ponta Delgada”, afirmou Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente da Câmara sublinhou que sempre manifestou, em reuniões e contactos com a Ministra, a necessidade de reforçar a segurança no concelho. Nesse sentido, considerou que a decisão do Governo reflete “uma forte sensibilidade” para estas questões, traduzindo-se em medidas concretas, como a autorização do sistema de videovigilância e o aumento do efetivo da GNR e da PSP.
Pedro Nascimento Cabral frisou ainda que a segurança pública é uma das principais preocupações da autarquia, especialmente no combate à criminalidade e ao tráfico de droga em zonas residenciais e junto a escolas. “É inaceitável existirem situações de consumo e tráfico de droga em zonas residenciais e junto a escolas”, afirmou, manifestando solidariedade para com os cidadãos que exigem mais segurança.
O autarca espera que este reforço de efetivos contribua para evitar o encerramento noturno da esquadra da PSP de Ponta Delgada, situação que considera “inconcebível numa cidade com a dimensão de Ponta Delgada”.
Recorde-se que, através de uma carta dirigida ao anterior Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Câmara Municipal de Ponta Delgada já havia solicitado um reforço de 75 agentes da PSP para colocação imediata nas diversas esquadras do concelho.