Os deputados do Grupo Parlamentar do CHEGA nos Açores, seguindo a decisão tomada pelos seus colegas na Assembleia da República, anunciaram que irão doar o valor correspondente ao descongelamento de 5% dos seus salários, medida aprovada após catorze anos de congelamento devido à intervenção da Troika em Portugal.
De acordo com José Pacheco, líder parlamentar do CHEGA Açores, “o montante anual que será doado às instituições da região é de cerca de 9.500 euros. Entre as entidades beneficiadas, destacam-se o Lions Clube das Flores, a SER – Associação de Sensibilização, Esterilização e Resgate Animal, a Associação de Proteção dos Animais – Recomeço, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã”.
A decisão de abster-se de aceitar este aumento salarial reflete a posição do CHEGA, que considera injusto o incremento nos salários dos políticos, dado o contexto de dificuldades que a região enfrenta. José Pacheco afirmou que, “embora o descongelamento dos salários marque o fim de uma medida da Troika, isso não significa concordância com o aumento, que, na prática, representa uma subida salarial para os deputados”.
O partido sublinha que a doação do montante tem como objetivo apoiar as instituições que desempenham um papel fundamental na sociedade açoriana.