A Câmara Municipal de Lagoa deu início a uma nova fase da requalificação da Frente Marítima do concelho com a demolição de seis edificações na Rua do Calhau d’Areia, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário. Esta intervenção marca o primeiro passo do projeto de Requalificação Urbana, Reforço da Proteção Costeira e Mobilidade do município, que terá um investimento global superior a seis milhões de euros, já candidatado ao programa PO2030, a que se somam mais de 550 mil euros para aquisição de edificações.
O projeto irá desenvolver-se ao longo da costa urbana, dando continuidade à primeira fase, que terminou no Portinho de São Pedro, e abrangendo as zonas do Porto dos Carneiros e do Complexo Municipal de Piscinas de Lagoa, estendendo-se até à baía de Santa Cruz.
A demolição das edificações situadas numa área de risco permitirá o reordenamento do espaço envolvente, incluindo a criação de um novo nó viário para otimizar a distribuição do tráfego rodoviário e a construção de uma ciclovia com passeio. Além disso, a Rua do Calhau d’Areia será alargada para permitir a circulação em dois sentidos, melhorando o fluxo de trânsito, especialmente na ligação ao Porto dos Carneiros.
Na área do cais do Portinho de São Pedro, onde se localiza o Clube Náutico de Lagoa, será criado um acesso viário e uma zona de estacionamento com capacidade para 14 viaturas ligeiras. O espaço será ainda equipado com mobiliário urbano, integrado na rede de ciclovias e no circuito pedonal que abrangerá toda a frente marítima, desde a baía de Santa Cruz até à Atalhada.
O projeto prevê igualmente a criação de novas oportunidades de desenvolvimento para esta zona, tendo como ponto central a antiga Fábrica do Álcool, propriedade do Governo Regional, cuja requalificação está prevista para breve.
Esta intervenção resultará num novo desenho urbano, aumentando o espaço público e melhorando as condições de mobilidade para peões e condutores. Com estas melhorias, a Câmara Municipal de Lagoa pretende garantir maior segurança e conforto para residentes e visitantes, promovendo um ordenamento sustentável e moderno da frente marítima do concelho.