Foto: DR | Poço da Ribeira do Ferreiro, na ilha das Flores

Perante as preocupações manifestadas sobre o acesso e fruição do Poço da Ribeira do Ferreiro, na ilha das Flores, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, liderada por Alonso Miguel, assegura que não haverá qualquer restrição ao local.

Numa nota de imprensa divulgada no site do Governo Regional,  a secretaria adianta que o Poço da Ribeira do Ferreiro é um dos principais patrimónios naturais da Região, integrando a Área de Paisagem Protegida da Zona Central e Falésias da Costa Oeste, no Parque Natural da Ilha das Flores. Além do seu valor ambiental, constitui um dos pontos turísticos mais emblemáticos da ilha.

O Governo Regional tem acompanhado de perto a situação e mantido diálogo com os proprietários dos terrenos que abrangem a área de visitação. Segundo a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, os proprietários demonstraram abertura para colaborar e garantiram que não existe intenção de restringir o acesso ao local, contrariando informações que circularam recentemente.

Até ao momento, não foram identificadas intervenções que tenham provocado alterações significativas na paisagem. Ainda assim, para reforçar a segurança e a experiência dos visitantes, o Governo Regional pretende delimitar a zona de visitação de forma discreta, utilizando materiais endógenos, medida que já conta com a concordância dos proprietários.

A Secretaria Regional sublinha que, caso surjam constrangimentos ao normal acesso ao Poço da Ribeira do Ferreiro, a Região dispõe de mecanismos legais para salvaguardar o interesse público. O Governo Regional reitera o compromisso de continuar a monitorizar a situação, garantindo que não será permitida qualquer limitação ou interdição ao espaço e assegurando a sua preservação para as gerações futuras.

PUB