O torneio infantil Figueiras Cup, organizado pelo Clube Desportivo de Santo António e apoiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, vai decorrer entre os dias 16 e 18 de junho e, nesta que é a sua sexta edição, juntará mais de 300 participantes na competição, entre palestrantes, técnicos e atletas.
“Tenho a firme convicção de que os Figueiras Cup mais do que um torneio, é uma causa: a causa do futebol de formação da costa norte. Neste momento, nas oito freguesias que compõem a costa norte do concelho de Ponta Delgada, apenas dois clubes trabalham o futebol de formação: o Capelense e o Clube Desportivo de Santo António”, sublinhou o Vice-Presidente do Município na conferência de imprensa de apresentação do torneio de futebol de sub-10 e de sub-13, que teve lugar numa unidade hoteleira localizada na Vila de Capelas.
Para Pedro Furtado, o apoio à concretização de um torneio com as especificidades do do Figueiras Cup e do local onde acontece, traduz-se num impacto significativo no que respeita ao projeto de coesão social do município, uma vez que contribui para aumentar o sentido de pertença da população de Santo António, enquanto promove hábitos de vida saudáveis e dá mostra da vitalidade cultural e desportiva da freguesia.
“Este torneio merece de parte da Câmara o mesmo carinho e investimento de todos os outros que apoiamos. Nós não distinguimos os torneios pela dimensão internacional ou nacional que apresentam, mas, sim, todos aqueles que promovem causas e defendem o desporto de formação, como é o caso do Figueiras Cup”, frisou o autarca, enaltecendo ainda a vertente sócio-educativa que a programação desta sexta vida do evento desportivo volta a contemplar, reservando aos jovens atletas ações formativas e palestras de sensibilização que abordarão temas como ambiente, higiene oral e psicologia infantil.
Este ano, no escalão de sub-13, a competição vai contar com a participação do Clube Desportivo de Santo António, do Vitória Clube do Pico da Pedra, do Clube de Futebol Pauleta, do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, do FC Porto Dragon Force, da Escola de Futebol Benfica – Azor SC, do Fayal Sport Club e do Grupo Desportivo de São Roque.
Já no escalão sub-10, farão parte as equipas do Clube Desportivo de Santo António, do Clube de Futebol Pauleta, da Escola de Futebol Benfica – Azor SC, do Clube Desportivo de Vila Franca, do Águia Clube Desportivo, do Clube Desportivo Os Oliveirenses, do Benfica Águia Sport e do Clube Desportivo Santa Clara.