O líder parlamentar do PSD/Açores enalteceu esta manhã “a coragem” mostrada pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “na prevenção e no combate à corrupção, exercidas de forma ativa, num trabalho que já está a dar resultados que é um exemplo a nível nacional”.
João Bruto da Costa falava à saída de uma reunião na Inspeção Administrativa Regional da Transparência e do Combate à Corrupção (IARTCC), onde referiu que “a luta movida por este executivo pela transparência, na administração pública, e na sociedade açoriana, é um facto que o diferencia dos anteriores”.
“Tem havido um progresso claro no trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência, isso é factual”, afirmou, destacando que “essa é uma mudança de paradigma face ao passado, tendo em vista a melhoria da relação dos açorianos com o Governo e com a própria administração pública regional”, garantiu.
Para Bruto da Costa, “isso tem-se feito através deste Gabinete, mas o Governo também quer assegurar maior transparência e fiscalização política à contratação pública com a criação da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública Regional (CRESAP Açores)”, sublinhou.
Por seu turno, os partidos da Coligação que suporta o Executivo “esperam ver aprovada, na próxima sessão plenária da ALRAA, a criação do Portal da Transparência que, recordamos, o Partido Socialista reprovou, no passado”, informou.
“Falta, ao PS e ao deputado Vasco Cordeiro, a coragem política para dizer porque é que o fizeram, assim como porque é que, enquanto governo, nunca tiveram qualquer iniciativa para combater a corrupção e melhorar a transparência”, lembrou João Bruto da Costa.
“Aliás, essa falta de coragem política também se viu no Dia da Região, quando Vasco Cordeiro, enquanto líder parlamentar, não foi capaz de dizer a todos os açorianos o que, no dia seguinte, afirmou, em defesa do Governo da República e aos recentes ataques à Autonomia que o mesmo tem levado a cabo”, prosseguiu o social-democrata.
Para João Bruto da Costa, “quer a criação da CRESAP Açores, como a aprovação que se espera do Portal da Transparência, comprovam que o PSD prossegue, no presente, o caminho que propunha no passado, e que o PS sempre impediu”, assegurou.
“Este Governo está a cumprir a sua palavra, e já há um histórico, a nível nacional, que mostra como a Região tem sido um exemplo, pois é quem mais tem contribuído com planos de prevenção, visando transparência na atividade política”, concluiu.