O PSD/Açores destacou hoje “a alteração de paradigma” imprimida pelo Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) na estratégia da região para o espaço, referindo-se, em concreto, ao projeto espacial na ilha de Santa Maria.

“Foi preciso começar de novo. O paradigma teve de ser alterado e a prova está aí. Deram-se passos longos e certos no futuro. Santa Maria vai estar cada vez mais no centro dessas atenções”, afirmou o deputado do PSD/Açores no parlamento açoriano, Carlos Rodrigues, em declarações aos jornalistas.

O parlamentar, eleito pela ilha de Santa Maria, falava no início das jornadas parlamentares do PSD/Açores, subordinadas ao tema “Uma Ilha de oportunidades”.

Durante três dias de trabalho na ilha de Santa Maria, os parlamentares sociais-democratas reúnem-se com diversas instituições e empresas, das quais se destacam os setores social, da economia espacial, transportes marítimos, turismo, entre outros.

Hoje, os deputados visitaram a sede da Agência Espacial Portuguesa, que foi inaugurada em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, em novembro de 2024, num investimento de cerca de 1,3 milhões de euros.

A nova sede da Portugal Space, que foi inaugurada pelo Presidente da República, foi um investimento suportado pelo Governo Regional dos Açores, um dos membros fundadores da agência criada em 2019, e que permitiu recuperar a chamada “Casa do Diretor do Aeroporto”, um imóvel localizado numa zona classificada de Vila do Porto.

“[O avanço do projeto espacial] Só foi possível graças à mudança de paradigma protagonizada por José Manuel Bolieiro, que abraçou este projeto de peito aberto e acreditou sempre naquilo que nós lhe transmitimos, tendo sido preciso começar de novo”, realçou o deputado Carlos Rodrigues, após a visita.

O deputado sustentou que o projeto relativo ao espaço “vem de longe, mas o paradigma teve de ser alterado e a prova está aí”, com “passos longos e certos no caminho do futuro”.

“Santa Maria vai estar, cada vez mais, no centro das atenções. Avizinham-se bons projetos e novos lançamentos espaciais, específicos e concretizáveis”, vincou o deputado do PSD/Açores, para quem o desenvolvimento do cluster espacial em Santa Maria irá promover, nos próximos anos, a atração de jovens quadros a Santa Maria, “com grande formação técnica e académica, que podem acrescentar muito valor à ilha”.

O deputado social-democrata disse, ainda, que o programa das jornadas parlamentares foi elaborado “com visitas pormenorizadas e estrategicamente montadas, para que o grupo parlamentar do PSD/Açores tome conhecimento daquilo que se faz na ilha, o que se pretende fazer e defender junto do Governo Regional, estabelecendo prioridades”.

PUB