A Câmara Municipal de Ponta Delgada, sob a liderança de Pedro Nascimento Cabral, foi duplamente distinguida na primeira edição dos Prémios Nacionais de Educação, ao receber duas Menções Honrosas nas categorias de ‘Arte’ e ‘Cidadania’. Este reconhecimento resulta das medidas promovidas junto dos estudantes e escolas do concelho através do projeto Escol@tiva.
Pedro Nascimento Cabral expressou orgulho pelas distinções, sublinhando a importância do papel municipal no apoio à educação, mesmo não tendo a responsabilidade direta pela definição de políticas educativas. “Temos a plena convicção de que sobre nós recai a obrigação de alicerçar a excelência do ensino e da consciência cívica individual e coletiva”, afirmou.
As menções honrosas são, segundo o autarca, uma prova da qualidade do trabalho desenvolvido pelas administrações escolares, professores e auxiliares de educação, assim como do papel essencial dos encarregados de educação. “O sucesso e o mérito das conquistas têm muito mais de esforço coletivo do que se possa imaginar”, destacou.
No âmbito do projeto Escol@tiva, a autarquia já havia sido distinguida com o ‘Prémio Autarquia do Ano’ na categoria de “Educação” e subcategoria de “Incentivos ao Sucesso Escolar”. Este projeto, integrado no Conselho Local da Educação, visa promover o intercâmbio escolar entre alunos e estimular dinâmicas culturais, científicas e cívicas no município.
O presidente sublinhou ainda a aposta do município em proporcionar “uma experiência transformadora” aos alunos, fomentando o desenvolvimento de competências como empatia, adaptação e trabalho em equipa, através de aprendizagens não formais.
O compromisso com a educação de qualidade reflete-se nos investimentos da autarquia, que destinou 14 milhões de euros à construção de uma nova residência universitária e de quatro novas escolas. Atualmente, está em curso a construção da EB/JI dos Fenais da Luz, num investimento de 2,2 milhões de euros, e a elaboração de projetos para novas escolas nas freguesias da Fajã de Cima, Capelas e São Vicente Ferreira.