DIGITAL CAMERA

O concurso público para a empreitada de requalificação da gare de passageiros do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores, foi hoje lançado, com um preço base de dois milhões de euros.

Segundo o anúncio publicado em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores e lançado pela Portos dos Açores, empresa que gere os portos açorianos, a empreitada tem um prazo de execução de 10 meses.

Em 23 de dezembro de 2024, o Conselho do Governo decidiu o reforço em 2,175 milhões de euros da comparticipação financeira no contrato-programa para as obras que têm vindo a ser executadas no porto.

A intervenção, que passou a contar com um montante total superior a 9,8 milhões de euros, prevê também a requalificação da gare de passageiros.

“O objetivo é de facto aumentar o investimento para a gare de passageiros, para a rampa ro-ro [‘roll-on/roll-off’], mas também reorganizar aquele espaço, que realmente neste momento é um bocadinho caótico, para que os passageiros e os utilizadores do Porto das Pipas possam circular com segurança”, explicou, na ocasião, o vice-presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), Artur Lima, na leitura do comunicado do Conselho do Governo.

Questionado sobre o reforço superior a dois milhões de euros, Artur Lima acrescentou que resulta do aumento de preços.

A infraestrutura foi alvo de obras de requalificação, iniciadas pelo último governo do PS, que passaram pelo aumento do cais, pelo prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente e pela construção de uma rampa ro-ro. No entanto, não foi construída uma gare de passageiros.

PUB