O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, elogiou o trabalho desenvolvido pela Banda Filarmónica Fundação Brasileira durante o encontro de Natal promovido pela instituição, reafirmando o seu valor para a comunidade local.
“É, para nós, um grande orgulho termos uma instituição como a Fundação Brasileira, que por meio da música enriquece a nossa comunidade”, destacou o autarca, sublinhando a parceria entre a Câmara Municipal e a fundação na promoção da música clássica e popular, na integração social e no fortalecimento da identidade cultural.
Pedro Nascimento Cabral enalteceu ainda o papel das filarmónicas como “verdadeiras escolas de vida da nossa ilha e dos nossos Açores”, enfatizando que o impacto dessas instituições transcende a música, contribuindo para a educação e o desenvolvimento cultural.
O Presidente apelou à resiliência dos sócios, músicos e familiares para que continuem a contribuir para o crescimento da Fundação Brasileira, atualmente presidida por Lázaro Matos.
A Sociedade Recreativa Filarmónica Fundação Brasileira, com sede na freguesia dos Mosteiros, ostenta o título de banda filarmónica mais antiga do concelho de Ponta Delgada, reafirmando-se como um pilar cultural e educativo na região.