O Chega/Açores alertou hoje para queixas de pescadores e compradores em relação aos horários praticados pelas lotas na quadra natalícia, que vão estar encerradas “durante vários dias até ao final do ano”.

Em comunicado, o Chega assinala que o horário das lotas na quadra de Natal prejudica “a frescura do pescado, que acaba por desvalorizar”, já que os espaços estarão apenas abertos para leilão de pescado hoje e no dia 27 de dezembro.

A situação motivou um requerimento por parte do grupo parlamentar do Chega/Açores à Assembleia Legislativa Regional, através do qual pretende saber qual o horário das lotas para a época de Natal e como foi definido.

No requerimento, os deputados do Chega questionam se os pescadores e os empresários/compradores de pescado foram devidamente informados relativamente aos horários que serão praticados pelas lotas na quadra natalícia.

“Tem o Governo Regional conhecimento que o peixe armazenado perde valor de mercado até à próxima venda?”, pergunta o Chega/Açores.

O líder parlamentar do Chega/Açores, José Pacheco, sustenta que, mesmo que os pescadores exerçam a sua atividade nestes dias, “terão de armazenar o peixe” para ser vendido nos dias específicos do leilão.

Para o parlamentar, citado na nota, “cada dia que o peixe fica armazenado em frio perde frescura e acaba por não render o mesmo valor do que se estivesse mais fresco e isso traz consequências para os armadores e pescadores”.

PUB