O CDS-PP/Açores considerou hoje que as propostas de Plano e Orçamento Regional para 2025 “continuam o trabalho” iniciado em 2020 pelo executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM liderado por José Manuel Bolieiro.
“As propostas de Plano e Orçamento para 2025 continuam o trabalho iniciado em 2020 e que os açorianos escolheram nas urnas”, disse hoje o deputado centrista Pedro Pinto, considerando que nos últimos quatro anos foi construído “um percurso sólido e positivo, com conquistas que melhoram a vida dos açorianos e que são amplamente reconhecidas”.
O parlamentar, que falava no arranque da discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2025, que começou hoje na cidade da Horta, na ilha do Faial, lembrou que “após um ano desafiante, marcado pela rejeição do Plano e Orçamento para 2024 e pelas eleições antecipadas, os açorianos deram novamente a vitória” à coligação.
Em relação aos documentos propostos para 2025, Pedro Pinto disse que “representam mais do que números: são compromissos com a justiça social e com a melhoria das condições de vida em todas as ilhas, garantindo que o progresso continue e responde aos novos desafios da região”.
O deputado do CDS-PP referiu depois que o partido defende “políticas sociais que fortalecem as famílias, as comunidades e instituições locais, promovendo a autonomia e a sustentabilidade a longo prazo, sem criar dependências”.
“O objetivo das nossas políticas não é apenas assistir, mas incluir altivamente as pessoas na sociedade, criando oportunidades para todos”, disse, enumerando algumas medidas de âmbito social aplicadas pelo executivo regional, como os programas Nascer Mais, Novos Idosos e Compamid, creches e amas gratuitas para todas as crianças e manuais escolares gratuitos para todos os alunos.
No plano económico, salientou, entre outros, a redução de impostos, a valorização das carreiras na função pública, “o desemprego a baixar, atingindo nesta altura o menor número de desempregados de sempre”, o emprego a subir e a economia “a crescer de forma contínua há 40 meses”.
O Orçamento dos Açores para 2025, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM para o próximo ano, atinge os 1.913 milhões de euros, dos quais cerca de 819 milhões são destinados aos investimentos previstos no Plano.
O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.