O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, afirmou, durante uma visita ao Laboratório Regional de Veterinária, em Angra do Heroísmo, que a alimentação dos açorianos é “segura, credível e de confiança”, assegurada pelas análises realizadas naquela unidade.

“Estamos a garantir que a alimentação dos açorianos é segura, é credível e é de confiança pelo número de análises que se fazem neste laboratório”, destacou o governante, referindo que, em 2023, foram realizadas “cerca de 1,3 milhões de análises” no âmbito dos 42 planos pecuários e de vigilância em vigor.

António Ventura sublinhou ainda que, em 2024, o número de análises deve aumentar, devido à crescente procura de serviços por parte de privados, nomeadamente no setor da restauração. “Este é um bom indicador de que a alimentação humana é previamente rastreada”, acrescentou.

O laboratório, que representa um investimento anual de cerca de três milhões de euros no Orçamento da Região, desempenha um papel central na garantia da segurança alimentar. Para António Ventura, trata-se de um “dinheiro bem aplicado, porque permite a segurança no sistema alimentar dos açorianos”.

Além disso, o laboratório conta com 77 ensaios acreditados nas áreas da veterinária, segurança alimentar e águas, tornando-se, segundo o secretário regional, “uma referência nacional”. António Ventura destacou ainda a relevância deste estatuto na promoção turística dos Açores: “Esta referência nacional do laboratório é também uma boa promoção dos Açores em termos turísticos, porque permite evidenciar a segurança alimentar humana de quem visita a Região”.

Entre as análises realizadas destacam-se a pesquisa de resíduos e a deteção de inibidores, fundamentais para a saúde pública.

No Plano e Orçamento para 2025, está prevista uma verba de 3,9 milhões de euros para o cumprimento dos vários planos de vigilância animal e vegetal, um aumento de 2% face a 2024.

PUB