Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada (SMAS) registaram um desempenho exemplar na auditoria do Tribunal de Contas à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), destacando-se pela qualidade dos serviços prestados no abastecimento de água.

Entre as 19 entidades gestoras (EG) da Região Autónoma dos Açores, os SMAS, juntamente com a Praia Ambiente EM, são as únicas a fornecer dados para todos os 18 indicadores avaliados, permitindo uma análise completa da qualidade dos serviços. Além disso, os SMAS são a única entidade que adota procedimentos estruturados para a recolha e tratamento de dados a reportar à ERSARA.

No campo da reabilitação de condutas, essencial para a sustentabilidade infraestrutural, os SMAS alcançaram resultados notáveis. São também a única entidade a cumprir integralmente as exigências relacionadas com a renovação contínua da rede, garantindo uma idade média adequada das infraestruturas.

A auditoria integra o Plano Estratégico Trienal 2023-2025 do Tribunal de Contas e avalia a regulação da qualidade do serviço de abastecimento público de água nos Açores. O objetivo é assegurar que o sistema de avaliação implementado melhora a transparência e os níveis de serviço deste recurso público essencial.

 

PUB