A cidade de Ponta Delgada, nos Açores, inaugura na sexta-feira a iluminação de Natal, arrancando assim as celebrações do Natal e Ano Novo com várias iniciativas, uma iniciativa que pretende diminuir a sazonalidade turística, foi hoje anunciado.

“Será o maior Natal e Passagem de Ano de sempre. É a maior aposta que o município, a Câmara de Comércio e Indústria, a AHRESP [Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal] e a Associação de Hotelaria fazem na quadra natalícia e no ‘revéillon’ para que sejam marcas da projeção de Ponta Delgada no país e no mundo”, disse o presidente da autarquia.

Pedro Nascimento Cabral (PSD) falava na conferência de imprensa de apresentação da programação de Natal e de Passagem de Ano, com a presença do presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna, e da presidente da AHRESP nos Açores, Cláudia Chaves.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o programa de Natal de Ponta Delgada vai iniciar-se com a inauguração da iluminação na próxima sexta-feira, havendo ainda atividades com uma pista de gelo, um carrossel de estilo francês, um comboio e um Mercadinho de Natal.

O autarca sublinhou que a programação de Natal não irá circunscrever-se à baixa de Ponta Delgada e que as Igrejas dos Arrifes, Fajã de Cima, Covoada, Feteiras e Fenais da Luz vão receber concertos ao longo da época festiva.

Citado na mesma nota, o presidente do município justificou que o forte investimento – que não foi revelado – na programação de Natal e de Passagem de Ano vem dar continuidade à estratégia do município para esbater a sazonalidade turística e promover compras no comércio tradicional.

“Esta importante aposta não deve ser interpretada como um gasto, ou custo, mas sim como um investimento. É um investimento nas pessoas, na nosso tecido comercial, na indústria hoteleira, na restauração, precisamente para criar riqueza e transformar Ponta Delgada num ponto de referência, permitindo melhorar a qualidade de vida de quem aqui vive, trabalha ou nos visita”, reforçou Pedro Nascimento Cabral.

Já o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), Mário Fortuna, manifestou-se muito satisfeito com a programação apresentada e acredita no respetivo retorno económico e social para o concelho.

“Estamos muito satisfeitos com esta programação e conjugação de esforços que, no nosso entender, vão levar a melhores momentos de economia, sociais, melhor lazer e bem-estar para todas as pessoas neste Natal e Passagem de Ano em Ponta Delgada”, realçou, citado no comunicado.

Idêntica opinião manifestou a presidente da AHRESP nos Açores, Cláudia Chaves, que enalteceu o esforço que está a ser feito pela autarquia para continuar a dinamizar o comércio local e a restauração nesta reta final do ano.

“O esforço que a Câmara Municipal tem feito é de louvar”, disse a responsável, indicando que a restauração vai disponibilizar ‘vouchers’ na altura do Natal, medida promocional que decorre do projeto Bairros Comerciais Digitais, resultante do consórcio entre a autarquia, a CCIPD e a AHRESP.

O carrossel, comboio, pula-pulas, o tradicional Mercadinho de Natal, a Casa do Pai Natal e Fábrica dos Brinquedos vão estar instalados nas Portas da Cidade, a partir do dia 01 de dezembro.

Também a partir da mesma data, mas no Campo de São Francisco, abre a pista de gelo e as visitas à Feira de Artesanato.

O programa, cujo custo a autarquia não adianta, contempla ainda uma vasta programação de animação musical.

Para a passagem de ano está também programado um espetáculo de fogo-de-artifício na Avenida Infante Dom Henrique, cujos pormenores a autarquia irá ainda divulgar.

 

PUB