O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, anunciou que o Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVVA) deverá estar legalmente instalado e a funcionar no início de 2025. A revelação foi feita no encerramento das II Jornadas do Vinho Verdelho dos Biscoitos, no sábado, na Praia da Vitória.
Segundo António Ventura, o diploma que estabelece a criação do IVVA será discutido em dezembro no parlamento regional, com uma segunda alteração para integrar os recursos humanos da Comissão Vitivinícola Regional e do Laboratório Regional de Enologia.
O governante também destacou a expectativa de aprovação de legislação nacional até ao final do ano para permitir a utilização de tecnologia inteligente, como drones, na viticultura e em outras áreas da agricultura nos Açores. Esta medida visa colmatar a escassez de mão-de-obra e aumentar a eficiência da produção.
Durante a sessão de encerramento, Fátima Amorim, representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, anunciou uma candidatura conjunta dos municípios açorianos pertencentes à Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, com o objetivo de promover os vinhos e territórios açorianos.
Já José Aurélio Almeida, Grão-mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, fez um balanço extremamente positivo das jornadas e revelou a intenção de realizar uma terceira edição, com o propósito de continuar a analisar, fortalecer e divulgar a vitivinicultura e os vinhos dos Açores.