O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, felicitou hoje Piedade Lalanda pela tomada de posse como nova Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), enaltecendo a continuidade do papel do Conselho como “um farol de independência e de ação pelo desenvolvimento dos Açores”.

Durante a cerimónia, que decorreu esta manhã no Museu do Parlamento, na Horta, Luís Garcia realçou a experiência e visão de Piedade Lalanda, sublinhando a importância do CESA enquanto “um espaço de debate enriquecedor e indispensável para uma sociedade participativa e plural.”

Referindo-se ao contexto atual, o Presidente do Parlamento açoriano afirmou que “os tempos são de mudança e transformação”, destacando o papel do CESA como parceiro estratégico para a definição de políticas de desenvolvimento regional. Garcia sublinhou também a necessidade de revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, defendendo que “a Autonomia não desresponsabiliza ninguém, incluindo o Estado, que deve assumir plenamente as suas responsabilidades para com o Portugal insular”.

Luís Garcia reforçou ainda a importância de apostar no crescimento económico sustentado, valorizando as condições laborais e salários mais justos para reter talento na região e atrair profissionais qualificados.

Na ocasião, o Presidente da ALRAA homenageou o trabalho de Gualter Furtado, destacando o “valioso legado” deixado durante os seus cerca de seis anos na presidência do CESA, referindo-se à sua competência e independência na criação de um espaço essencial de diálogo e concertação social. Em nome da ALRAA, Luís Garcia ofereceu a Gualter Furtado uma Placa de Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol dos Açores enquanto Presidente do CESA.

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, incluindo o Presidente do Governo Regional dos Açores, representantes parlamentares e membros cessantes do Conselho Económico e Social dos Açores.

 

PUB