O Governo dos Açores vai apoiar a instalação do Observatório Climático do Atlântico, da responsabilidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na ilha Terceira, com um investimento de 233 mil euros em 2025.
“Daremos também início, em colaboração com o IPMA, à implementação do Observatório Climático do Atlântico na ilha Terceira, com um investimento de 233 mil euros de um total de cerca de um milhão de euros”, afirmou o secretário do Ambiente e Ação Climática.
Em 07 de julho de 2023, o IPMA revelou a intenção de desenvolver um Observatório Climático nos Açores para “juntar aquilo que é a informação atmosférica com aquilo que se pode recolher na massa de água” e estudar o fenómeno da mudança climática.
O secretário regional falava na comissão de especializada permanente de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Regional, na Horta, a propósito do Plano e Orçamento dos Açores para 2025, que vão ser discutidos e votados este mês.
Alonso Miguel reiterou que a mitigação dos efeitos das alterações climáticas é uma prioridade do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) e anunciou a revisão do Plano Regional de Combate às Alterações Climáticas.
“A mitigação dos efeitos das alterações climáticas e a adaptação da região a esta nova realidade foi sempre, desde o início das funções do XIII Governo dos Açores, foi sempre uma prioridade máxima”, reforçou o governante, quando questionado pelo PSD.
O secretário regional alertou para a importância de “criar condições para infiltrações de água” para evitar inundações, defendendo um reordenamento do território.
“Há problemas nos Açores de ordenamento do território. Aquilo que já está construído, está construído, agora há que apostar num novo ordenamento do território e afastar cada vez mais as pessoas das zonas de risco. Essa é uma das medidas que me parece fundamental”.
Alonso Miguel destacou que está prevista uma verba de 892 mil euros em 2025 para modernizar os “processos de reciclagem dos centros de processamento de resíduos”.
A propósito do combate às térmitas, tema levantado pelo PS, o secretário regional prometeu dar “seguimento ao trabalho” realizado durante este ano em que foram implementadas 924 armadilhas para eliminar aquele inseto infestante.
O Orçamento dos Açores para 2025, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM para o próximo ano, atinge os 1.913 milhões de euros, dos quais cerca de 819 milhões são destinados aos investimentos previstos no Plano.
A proposta de Orçamento começa a ser discutida no parlamento açoriano no dia 25 de novembro.
O Plano e Orçamento dos Açores para 2024 foram aprovados por maioria na Assembleia Regional com 31 votos a favor de PSD, CDS-PP, PPM e Chega, 25 abstenções de PS, IL e PAN e um voto contra do BE.