O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, celebrou o centenário da Associação de Futebol de Ponta Delgada, destacando o “legado imenso” da entidade. No jantar comemorativo, realizado em Ponta Delgada, o autarca sublinhou que o trabalho realizado pela associação é “dignificado” pelas atuais entidades desportivas e clubes, desejando que esse legado continue a ser honrado no futuro com o mesmo sucesso.

Durante a cerimónia, Nascimento Cabral saudou os dirigentes e jornalistas desportivos presentes, valorizando o impacto positivo que têm na promoção do futebol e do futsal nas ilhas de São Miguel e Santa Maria. Fez também uma homenagem ao Presidente da Associação, Robert Da Camara, destacando-o como “verdadeiro obreiro” da missão de promover o futebol local, reconhecendo o seu trabalho como “exemplar e resiliente.”

O discurso revisitou a história do futebol em São Miguel, recordando os pioneiros que introduziram o desporto na ilha no final do século XIX, como Rolando de Viveiros, Marquês de Jácome Correia e Weber Tavares, entre outros.

A ocasião foi também marcada pela entrega de certificados de entidades formadoras a mais de 30 clubes da Associação de Futebol de Ponta Delgada, relativos às últimas duas épocas desportivas. Este processo de certificação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ajuda a profissionalizar a estrutura dos clubes, requisito essencial para a participação em competições como o Campeonato de Futebol dos Açores e o Campeonato Nacional III Divisão Série Açores de Futsal.

PUB