No XIII Capítulo da Confraria dos Gastrónomos dos Açores, realizado este sábado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, enalteceu a importância da confraria na promoção e projeção internacional da identidade cultural de Ponta Delgada através da gastronomia. Segundo o autarca, a Confraria dos Gastrónomos valoriza a diversidade de produtos locais e perpetua as tradições gastronómicas açorianas, que se formaram ao longo de quase seis séculos.

Durante a cerimónia de abertura, além de Pedro Nascimento Cabral, discursaram o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, o Confrade Mor, António Cavaco, o Presidente da Assembleia Geral, Emanuel Carreiro, e o CEO da Delta Cafés, João Nabeiro.

O autarca expressou grande satisfação pela participação de confrarias de Espanha e França, bem como de várias personalidades de diferentes setores da sociedade, neste evento que celebrou as tradições culinárias açorianas. “Ponta Delgada associa-se com redobrado regozijo a mais este capítulo que a Confraria escreve”, afirmou Pedro Nascimento Cabral, destacando o papel dos Gastrónomos dos Açores na preservação e valorização do legado cultural local.

A cerimónia incluiu ainda a entronização de novos confrades e homenagens a Manuel Estrela e Margarida Hintze, em reconhecimento ao seu contributo para a Confraria.

PUB