O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) anunciou que os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Açores receberão os retroativos da aplicação da Lei 34/2021, relativos aos anos de 2022, 2023 e 2024, em pagamentos faseados nos meses de fevereiro/março e julho de 2025 e 2026. Esta decisão resulta de uma contraproposta apresentada pelo sindicato, na reunião de 28 de outubro, alcançando um compromisso com a Secretaria Regional da Saúde para a regularização das diferenças salariais destes profissionais.
Fernando Zorro, Vice-Presidente do STSS, sublinha que, apesar de a legislação não prever o pagamento de retroativos de forma faseada, o sindicato aceitou a fundamentação apresentada pelo Governo Regional para esta opção. “No entanto, não podemos aceitar que o mesmo se estenda até 2027”, afirmou, defendendo o pagamento integral até 2026.
De acordo com o comunicado, nos casos em que os trabalhadores cessem funções devido a aposentação durante o período de faseamento dos pagamentos, estes receberão a totalidade dos valores devidos no último mês de exercício de funções.