A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, presidiu hoje à abertura do seminário “Trabalhar com Segurança e Saúde no Trabalho na Era Digital”, promovido pela Inspeção Regional do Trabalho (IRT), no NONAGON, concelho da Lagoa, em São Miguel. O evento, integrado na campanha “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis” da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, reuniu trabalhadores, empregadores e associações, entre outras entidades.
Na sua intervenção, Maria João Carreiro destacou as “profundas alterações” que a inteligência artificial, a digitalização e o trabalho remoto têm trazido ao ambiente de trabalho, sublinhando a necessidade de adaptação por parte das entidades empregadoras para garantir segurança e bem-estar. “A digitalização envolve não só a automatização e integração de inteligência artificial, mas também riscos como a violação de dados e outros desafios cibernéticos,” exemplificou.
A Secretária Regional salientou que, apesar das oportunidades geradas pela inovação, é essencial uma ação conjunta entre trabalhadores e empregadores para a promoção de práticas seguras no ambiente de trabalho. Desde 2020, a IRT desenvolveu 82 ações de sensibilização, alcançando mais de 45.000 entidades. Este ano, a IRT também promoveu uma ação específica sobre o “Trabalho em Plataformas Digitais”, envolvendo 5.575 entidades, e prevê desenvolver novas campanhas em 2025, focadas na transformação digital.