Foto: GRA | Texto: Açores 9

A Secretária da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, participou esta terça-feira no IV Encontro Regional de Boas Práticas – A Importância da Igualdade de Género nas Políticas Locais, organizado pela Câmara Municipal da Horta.

Na sua intervenção, destacou a importância do Plano Regional para a Igualdade e Não Discriminação, uma estratégia do Governo Regional dos Açores desenvolvida em linha com a Agenda 2030 e com a Estratégia Nacional para a Igualdade.

“A promoção da igualdade entre mulheres e homens é fundamental para uma cultura de direitos, e este é por isso o primeiro eixo de atuação”, explicou a Secretária Regional, referindo-se ao plano, que abrange o período de 2023 a 2026.

Mónica Seidi frisou que o segundo eixo de ação visa o combate à discriminação com base na orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, reforçando a ideia de uma sociedade inclusiva: “Para nós, é imperativo combater a discriminação em todas as suas formas, respeitando a identidade e dignidade de cada pessoa.”

A Secretária referiu ainda que o plano abrange a prevenção e a luta contra a violência de cariz discriminatório, que constitui o terceiro eixo, e o combate aos discursos e crimes de ódio: “Os discursos de ódio e todas as formas de violência precisam, primeiramente, de ser reconhecidos para serem combatidos”, afirmou, salientando a importância da consciencialização para reduzir este tipo de comportamentos.

Mónica Seidi aproveitou também para felicitar a Câmara Municipal da Horta pela iniciativa e enalteceu o trabalho conjunto com associações e instituições da área, o que permitiu, segundo a Secretária, “a realização de mais de 80 ações de sensibilização pela Região”.

Durante a sua intervenção, anunciou ainda que uma Campanha Regional para a Igualdade de Género está em fase de elaboração e deverá ser apresentada no primeiro trimestre de 2025, fortalecendo a posição do Governo Regional em prol da igualdade de género e não discriminação.

PUB