O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou na celebração do 108.º aniversário de Idalina Moniz, a pessoa mais idosa dos Açores, numa homenagem emocionante na freguesia da Ribeirinha, Ribeira Grande. Num discurso marcado pela gratidão, Bolieiro destacou o valor dos sacrifícios das gerações mais antigas e o dever de promover a solidariedade entre gerações.
Em palavras emotivas, Bolieiro sublinhou a felicidade de testemunhar uma vida tão longa e plena, enaltecendo o apoio e carinho da família adotiva de Idalina Moniz. Aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso intergeracional nos Açores, afirmando que “os mais novos devem ter a sensibilidade e o dever de cuidar dos mais seniores”, uma responsabilidade que dignifica e perpetua o reconhecimento pelos esforços dos antepassados.
“Os mais novos têm hoje uma vida melhor nos Açores porque os mais velhos trabalharam e fizeram muitos sacrifícios para estarmos melhor hoje,” concluiu Bolieiro, num tributo que evocou ainda memórias dos seus próprios pais.