Foto: SL e Benfica

O Benfica recolocou-se hoje no terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao golear por 5-0 na receção ao Rio Ave, em jogo da nona jornada, em que o Sporting de Braga voltou às vitórias.

A figura do encontro, e da época do Benfica, foi o turco Kerem Aktürkoglu, que fez um ‘hat-trick’ em pouco mais de meia hora, marcando aos 12, 16 e 45+2 minutos para decidir o encontro com os vila-condenses, que ainda sofreram mais dois golos na segunda parte, por Schelderup (79) e Amdouni (81).

O extremo de 26 anos transfigurou o futebol dos ‘encarnados’ e soma já oito golos em sete jogos disputados em Portugal, ajudando ao pleno de vitórias no campeonato do técnico Bruno Lage.

A jogar em casa, o triunfo tranquilo, que chegou à ‘mão cheia’ no segundo tempo, ajudou as ‘águias’ a recuperarem da derrota a meio da semana, na receção ao Feyenoord (3-1), na Liga dos Campeões, e a recuperar o terceiro posto, com 19 pontos, tendo ainda por terminar a visita ao Nacional.

Com este resultado, a quarta vitória seguida na Liga, ficam a dois pontos do FC Porto, segundo e que só joga na segunda-feira, e a oito do líder Sporting, que no sábado venceu 3-0 em casa do Famalicão.

A um ponto está o Santa Clara, no quarto lugar, depois do triunfo dos açorianos ante o Gil Vicente (2-1), enquanto este resultado deixou os ‘rioavistas’ numa série de cinco jogos seguidos sem vencer, no 13.º lugar, com oito pontos.

Antes, o Sporting de Braga voltou às vitórias no campeonato, após o desaire com o FC Porto (2-1), à custa do lanterna-vermelha do campeonato, o Farense, vencendo em casa por 2-0.

A equipa às ordens de Carlos Carvalhal vinha ainda de outra derrota, com o Bodo/Glimt (2-1), na Liga Europa, e este triunfo, com tentos de Gharbi, aos 41, e El Ouazzani, aos 70, permitiu aos minhotos ocuparem o quinto lugar.

Com 17 pontos, os ‘bracarenses’ seguem no encalço do pódio, a dois pontos do Benfica, enquanto o Farense, que tinha somado os quatro pontos que soma atualmente nas últimas duas jornadas, voltou às derrotas, seguindo em 18.º e último.

Na Amadora, o Estrela ‘segurou’ o Vitória de Guimarães, que acusou a viagem de regresso da Suécia após vencer o Djurgarden (2-1) a meio da semana, para a fase de liga da Liga Conferência, depois de os minhotos se adiantarem por duas vezes e, nas duas, consentirem o empate.

Um grande remate de Nuno Santos, a responder de primeira a um canto de Tiago Silva, adiantou os ‘vimaranenses’, aos 43 minutos, mas Bucca empatou, aos 45+1, para os ‘tricolores’, e a história repetiu-se no segundo tempo – Tiago Silva marcou, de penálti, aos 69, e de penálti Rodrigo Pinho marcou, aos 84, resgatando um ponto.

Contas feitas, o Vitória somou o quarto jogo seguido sem vencer no campeonato, empatando pela terceira vez seguida, e é sexto, com 15 pontos, enquanto o Estrela é 16.º e antepenúltimo, em posição de play-off de manutenção, com apenas seis.

A nona jornada fecha na segunda-feira, com o AVS-FC Porto, pelas 20:15.

 

PUB