O deputado ao Parlamento Europeu, André Franqueira Rodrigues, reuniu-se com Christophe Hansen, candidato a Comissário para a Agricultura e Alimentação, numa sessão plenária em Estrasburgo, para abordar a necessidade urgente de atualização do POSEI e discutir as prioridades para o setor agrícola europeu. Durante o encontro, Rodrigues convidou Hansen a visitar os Açores, com o objetivo de “estar com os nossos agricultores e melhor entender as especificidades do nosso setor agrícola e as dificuldades que, em particular, a fileira do leite tem sentido com a desvalorização do produto e o aumento dos custos de produção.”

Rodrigues destacou a importância económica e social da agricultura na Região Autónoma dos Açores, comparando-a ao restante território nacional e europeu. O eurodeputado solicitou uma atenção especial às questões das Regiões Ultraperiféricas (RUP) durante o mandato de Hansen, de modo a garantir que os produtores continuam a operar com justiça e integração no mercado comum europeu.

O socialista açoriano sublinhou ainda a urgência de um novo mecanismo de apoio ao transporte e o reconhecimento do contributo dos agricultores para os serviços ambientais que apoiam as metas da União Europeia. “É necessário um pacto entre os diferentes agentes políticos europeus para abordar de forma prática os desafios da ultraperiferia, concretizando o estatuto previsto nos Tratados”, afirmou.

A reunião com Christophe Hansen seguiu-se à participação de Rodrigues num encontro com os membros socialistas da Comissão de Agricultura, onde este frisou a complexidade crescente das exigências feitas aos agricultores europeus, que, além de garantirem a segurança alimentar, precisam de enfrentar os desafios da transição ambiental e das alterações climáticas, muitas vezes sob um sistema de apoios burocrático. “Sem um forte apoio de políticas europeias eficazes, os agricultores não conseguirão manter a sua atividade”, alertou.

A audição de Christophe Hansen perante a Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, que liderará o processo de verificação da sua adequação para o cargo de Comissário, está agendada para o próximo dia 4 de novembro. Hansen, atual eurodeputado, foi indicado pelo Luxemburgo para integrar o Colégio de Comissários na próxima legislatura.

 

PUB