A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, considerou hoje que a variante à cidade da Horta, no Faial, vai potenciar o desenvolvimento económico da ilha, para além da melhoria da circulação automóvel.

Berta Cabral – que visitou hoje a segunda fase da obra da variante, um investimento de 13,8 milhões de euros – afirmou que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) tem uma “estratégia bem-sucedida no que respeita ao desenvolvimento sustentável e obras como a da variante à Horta e todas as restantes integradas no Plano de Recuperação e Resiliência assumem particular importância em termos ambientais e turísticos, criando uma melhor circulação”.

Citada em nota de imprensa, a titular da pasta da Mobilidade afirmou que a segunda fase da obra “constituirá a principal via de ligação para os movimentos de tráfego de sul (aeroporto) para a zona norte da cidade Horta e a freguesia da Conceição, estabelecendo ainda ligação com a ER1-1ª para a praia do Almoxarife”.

Berta Cabral sublinhou que “também o acesso à Escola Secundária Manuel de Arriaga será um percurso mais rápido e seguro para os utentes provenientes dos Flamengos e das zonas centro e norte da Horta”.

Ainda de acordo com a governante, a obra “vai contribuir para retirar do centro urbano da Horta o tráfego de passagem, assegurando um acréscimo de segurança na circulação rodoviária e maior conforto dos utentes, bem como, diminuir distâncias e tempos de percurso”.

Com uma extensão de extensão de 3,4 quilómetros, a obra integra três intersecções giratórias e duas obras de arte na transposição de ruas existentes, segundo Berta Cabral.

A secretária regional referiu que se está a “construir uma variante com características urbanas, com a construção de ciclovia e passeios, bem como a integração paisagística das bermas e áreas envolventes”.

A obra em curso envolve terraplenagens, drenagens, pavimentação, sinalização e segurança, iluminação pública, obras acessórias, obras de arte e integração paisagística, tendo a empreitada, na sequência de um concurso público internacional, sido adjudicada ao consórcio Tecnovia-Açores, SA./Afavias, SA./Marques, SA.

Na nota, o Governo dos Açores indica que são dez as variantes construídas ou em fase de construção em várias ilhas dos Açores e integradas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com o objetivo de “criar uma maior mobilidade entre as zonas urbanas e os circuitos turísticos, mas também contribuir para a preservação ambiental das zonas envolventes”.

O executivo açoriano, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, concluir até 2025 as variantes nas ilhas Terceira, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, todas elas integradas no PRR.

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