O vereador Sérgio Rezendes, que tutela a área da cultura do Município, afirmou que “a comitiva de Ponta Delgada conquistou Serralves! Não poderíamos estar mais orgulhosos da participação dos alunos da Escola Secundária Antero de Quental, em representação de Ponta Delgada, na Festa de Outono, que se realizou no Parque da Serralves, na cidade do Porto “.

“Estes jovens artistas levaram à cidade invicta a atividade ‘Tapetes ao Largo’, que nasceu na Oficina localizada no quiosque do Largo Mártires da Pátria, também conhecido como Largo dos Artistas, que se tornou num atelier do Plano Nacional das Artes, que conta com o apoio da autarquia”, explicou.

Para o vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada “esta atividade proporcionou uma experiência única e enriquecedora para estes jovens artistas, ao mesmo tempo que deu a conhecer uma das maiores referências da cultura efémera regional açoriana, que são os tapetes de flores, cujo expoente máximo pode ser visto durante as festas do Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada”.

Os moldes utilizados neste evento foram executados pelos carpinteiros da Câmara Municipal de Ponta Delgada, desenvolvidos pelas alunas Inês Paulos e Matilde Andrade, sob coordenação do artista residente para o Plano Nacional das Artes João Decq e a professora Alexandra Baptista, e permitiram que todos os presentes na “Festa de Outono” pudessem viver e fazer parte desta tradição tão açoriana.

No âmbito desta atividade cultural, Sérgio Rezendes acrescentou que “a autarquia tem estado sempre pronta, aberta e recetiva para apoiar todos os jovens artistas que têm entrado em contacto connosco, para dentro das nossas possibilidades, permitir a realização dos seus projetos e sonhos. No que toca à estratégia de levar a cultura às escolas, temos ainda outros projetos como o Novas Rotas e a distribuição de livros pelos estabelecimentos de ensino que estão sob a alçada do Município”.

O responsável autárquico aproveitou também para expressar um agradecimento público a todos os envolvidos e lembrar que “as coisas não acontecem sozinhas, a cultura movimenta em Ponta Delgada milhares de pessoas, desde artistas, colaboradores autárquicos, estudantes e cidadãos comuns e são vários os projetos em desenvolvimento”.

PUB