O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura no próximo dia 26 de outubro, pelas 16h, a exposição individual da artista Isabel Madureira Andrade, “Vasto Universo”.
O corpo de trabalho apresentado nesta exposição reúne um conjunto de desenhos sobre papel e pinturas sobre tela produzidos entre 2015 e 2023 e que convocam um diálogo entre diferentes épocas do percurso da artista. Embora essas obras estejam separadas por quase uma década, há elementos comuns que percorrem esse percurso, justificando a sua coexistência no mesmo espaço expositivo.
Entre esses elementos, a mancha, os padrões, as cores e as várias formas geométricas permitem que o processo criativo da artista, marcado pela espontaneidade, esteja em constante diálogo com o tempo e com a natureza.
Isabel Madureira Andrade nasceu em Ponta Delgada em 1991. Vive e trabalha em Lisboa. É licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2015), e com Mestrado em Pintura pela mesma instituição (2018). Entre 2014 e 2016 frequentou o Programa de Residências Artísticas da Mart, em Lisboa.
Em 2019, recebeu a Menção Honrosa na 13ª Edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Em 2021, recebeu o III Prémio Aquisição Fundação Millenium BCP – Talento emergente.
Expõe regularmente desde 2014, contando com exposições em diversas galerias e instituições, entre as quais: CAPC – Centro de Artes Plásticas de Coimbra; MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia; Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas; VAGA – Espaço de Arte e Conhecimento; Galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea; Galeria Cristina Guerra – Arte Contemporânea; Galeria Bessa Pereira – Arte e Design; Atelier – Museu Júlio Pomar.
Depois de “Espelho” (Galeria Fonseca Macedo, 2021), esta é a segunda exposição individual que apresenta na ilha de São Miguel.
Esta exposição insere-se no Project Room, espaço concebido para acolher exposições individuais de novos artistas plásticos açorianos ou residentes nos Açores, permitindo a criação e apresentação da sua obra, com o intuito de promover e dar visibilidade ao seu percurso artístico.