O porto da Madalena, na ilha do Pico, vai estar encerrado entre as 06:00 e as 12:00 de terça-feira, devido à passagem do ciclone tropical Kirk pelo arquipélago dos Açores, indicou hoje a capitania no porto da Horta.
Já a partir das 17:00 locais de hoje (18:00 em Lisboa), a circulação automóvel nas vias junto à orla costeira no lugar da Areia Larga, Criação Velha, Pochinho e Calhau será encerrada, segundo a Câmara Municipal da Madalena.
“Atento ao evoluir do ciclone, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Madalena irá reavaliar oportunamente as medidas já adotadas, podendo, se necessário, encerrar outras vias, na vertente norte da orla costeira do concelho, durante o dia de amanhã [terça-feira], se as condições meteorológicas o justificarem”, refere o município, em comunicado.
Na nota, a Câmara da Madalena assegura que estará no terreno “a acompanhar a situação, disponibilizando todos os meios necessários para acudir prontamente a eventuais necessidades da população”.
O ciclone tropical Kirk vai passar a norte do arquipélago dos Açores como tempestade tropical e provocará “um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas”, alertou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo um comunicado da delegação dos Açores do IPMA, pelas 09:00 locais de hoje (10:00 em Lisboa), o centro do ciclone tropical Kirk (furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson) “encontrava-se a cerca 850 km a oeste dos Açores, ilha das Flores, com deslocamento para nordeste a uma velocidade de 48 km/h [quilómetros/hora]”.
Nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa), o IPMA prevê “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, e um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, a partir do final da tarde do dia de hoje”.
Estão previstas “rajadas até 115 km/h e ondas que poderão atingir os 11 metros de altura significativa (19 metros de altura máxima) no grupo Ocidental”.
No grupo Central, “são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (15 metros de altura máxima)”.
Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), para terça-feira, o IPMA prevê ondas “que poderão atingir os seis metros de altura significativa (12 metros de altura máxima)”.
Devido à passagem do ciclone tropical Kirk pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu um aviso vermelho para terça-feira para as ilhas do grupo Ocidental devido às ondas.
Para as ilhas dos grupos Ocidental, Central e Oriental também foram emitidos avisos laranja e amarelo, por agitação marítima, vento e precipitação por vezes forte.