O próximo Sábado em Família que decorre dia 27 de setembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, será diferente dos anteriores e inédito. Com o tema “Mães que contam histórias”, a biblioteca desafiou mães a dinamizar a sessão, sendo estas as responsáveis por contar histórias ao público presente no evento.

Reconhecendo a importância da promoção do livro e da leitura em contexto familiar, considerou-se pertinente envolver as próprias mães na dinamização. Desta feita, a organização sabendo de algumas mães que fazem um trabalho de promoção da leitura em família e, contactando com uma das educadoras da EBJI Tavares Canário, Isabel Cosme, para indicar mais duas, encontrou-se um grupo de mães para dinamizar a próxima sessão de um projeto muito acarinhado pela Biblioteca Municipal.

Ana Catarina Silva, Laura Pedrosa, Mónica Domingues, Paula Soares e Vera Gata serão as protagonistas deste momento dedicado a toda a família, que poderá contar com a presença de pais, filhos, avós, netos, tios e sobrinhos. Acredita-se que esta será uma sessão especial: num projeto promovido pela Câmara Municipal de Lagoa e que tem na sua génese proporcionar um momento cultural e educativo para as famílias, desta vez serão as próprias mães as protagonistas da sessão.

Ana Catarina Silva, que se assume como ativista pela dignidade e equidade, é psicóloga, com experiência em diferentes áreas de intervenção. Mãe de um casal, partilha com a família a paixão pelos livros e por viagens. Prova disso é o projeto e blog intitulado “Viajário Ilustrado”, ao qual se dedica, já há alguns anos, como viajante e contadora de histórias e aventuras pelo mundo.

Por seu turno, Laura Pedrosa, natural de Leiria, possui Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa. Estando grávida de sete meses do primeiro filho, muda-se para os Açores. Professora, no ano lectivo transacto lecionou na EBJI Francisco Machado Faria e Maia, no Cabouco. É mãe de um casal, ambos nascidos nos Açores, incutiu neles desde cedo o gosto pela leitura.

Já Mónica Domingues, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação. Desempenha funções, desde fevereiro de 2017, na equipa técnica operativa do Comissariado dos Açores para a Infância. É mãe de duas meninas com 6 anos de idade, a quem administra diariamente uma dose generosa de brincadeira. O mundo das crianças é a sua paixão e assume a promoção dos seus direitos e a sua proteção como a missão da sua vida.

Paula Soares, residente na Lagoa, educadora de infância na EBJI Marquês Jácome Correia, é mãe de um menino de 4 anos, e nos tempos livres gosta de ler. Desde que o filho nasceu, lê, todas as noites, uma história, pois considera importante para desenvolver a criatividade e a imaginação, bem como a linguagem.

Finalmente, Vera Gata, igualmente residente na Lagoa, é licenciada em Serviço Social, desde 2008. Desempenha funções na área da Infância e Juventude, na Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens da Mãe de Deus, sita em Ponta Delgada. Mãe de uma menina, com 6 anos de idade. Afirma que a leitura lhe serviu de companhia em muitos momentos, antes de ser mãe, e agora é uma das atividades que, juntamente com a filha, mais aprecia, principalmente por permitir interagir uma com a outra com qualidade.

De referir que, este momento dedicado às famílias é de entrada livre e gratuita. Os interessados em obter mais informações poderão obtê-las através do contacto telefónico 296 912 510 ou através do email: biblioteca@lagoa-acores.pt.

PUB