O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada Marco Resendes lembra que as bicicletas e trotinetes de utilização partilhada da Bolt, recentemente introduzidas no concelho, devem constituir-se como “um meio de mobilidade privilegiado” e apela à população para as utilizar de acordo com as regras em vigor.

“Estas bicicletas e trotinetes elétricas constituem-se como um meio de mobilidade privilegiado e devem ser utilizadas de acordo com as regras que se encontram em vigor. Todos juntos, com civismo, podemos fazer de Ponta Delgada uma cidade ainda mais ecológica, saudável e aprazível onde a mobilidade eficiente é uma realidade. Foi, aliás, com esse mesmo espírito, que decidimos trazer este serviço para cá”, sustenta o autarca.

Marco Resendes realça, por isso, que os utilizadores das bicicletas e trotinetes devem obedecer às regras de trânsito e parqueá-las nas zonas de recolhimento e estacionamento da Bolt, de forma a evitarem quaisquer acidentes rodoviários ou criarem constrangimentos à normal circulação de pessoas na via pública.

Marco Resendes, Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Segundo o Vereador, “as bicicletas e as trotinetes não andam sozinhas”, pelo que o correto comportamento da população e a consciência do impacto das suas ações no meio que as rodeia são também fatores determinantes para o sucesso da estratégia de mobilidade sustentável que está a ser desenvolvida pela autarquia.

Conforme sublinha, os cidadãos devem encarar o uso das bicicletas e trotinetes “como parte de compromisso para com uma cidade melhor”, sabendo de antemão que, ao recorrerem a estas formas de transporte, estão a contribuir para descongestionar o trânsito, a ter ganhos em saúde e a beneficiar o ambiente.

“Por cada bicicleta e trotinete introduzida, é menos um carro a circular na nossa cidade. Com esta aposta na micromobilidade, em meio urbano, estamos a contribuir para a substituição do automóvel nas viagens de curta distância, assim como para a melhoria da qualidade do ar, diminuição do ruído e proteção do ambiente urbano, assentes numa lógica de transição ecológica e energética”, acrescenta.

O serviço de transporte da Bolt vai ser testado ao longo de um ano.

Para utilizarem as bicicletas e as trotinetas, os clientes terão de descarregar a aplicação da Bolt e escolher o ícone do serviço para desbloquear o veículo digitalizando o código QR.

As bicicletas e trotinetes estão parqueadas em vários locais da malha urbana de Ponta Delgada – designados ‘docas’ – e podem ser encontradas em parques de estacionamento públicos, junto a estabelecimentos de ensino, zonas balneares e outros pontos de interesse do concelho que favorecem a intermodalidade.

PUB